PROPOSTAS E IDEIAS

Educação

A educação é fundamental para o desenvolvimento de qualquer nação.
Países com os maiores índices de desenvolvimento humano e maior liberdade para empreender, também possuem um alto nível educacional.

Como um grande defensor da liberdade, sempre defenderei a possibilidade da educação domiciliar, conhecida como homeschooling. A prática que é ilegal no Brasil, é permitida e regulamentada em inúmeros países com a educação superior à nossa.

O voucher escolar também poderia melhorar uma pequena parcela da educação nacional. Para quem desconhece o termo, a ideia se resume em um certificado de financiamento dado pelo governo e entregue para os pais de uma criança em idade escolar. Com isso, os responsáveis pela criança podem escolher a escola privada em que seu filho irá estudar, com os custos pagos por este voucher.

Se implementado de forma positiva, dando autonomia aos possuidores do “vale”, para que esses possam escolher a escola em que irão estudar, o programa melhoraria a educação dos participantes deste programa do estado.

Aqui no nosso município, poderíamos começar com uma forte fiscalização por parte dos cidadãos. Criar um portal da transparência da educação de Uberaba seria um ótimo caminho para acompanharmos índices das escolas da cidade. Fazer comparações do quadro de professores e instituições com melhores notas, comparando nossos dados com as informações nacionais e estaduais. Um local onde professores e cidadãos possam acompanhar os pontos positivos e negativos da administração pública no ensino.