PROPOSTAS E IDEIAS

Empreendedorismo

Empreender deve ser simples e fácil, pois o cidadão é o único gerador de riqueza e trabalho.
A cidade de Fortaleza no Ceará, conseguiu diminuir os dias em que um cidadão levaria para abrir um negócio. Em 2016 o prazo era de 266 dias para abrir uma empresa. Em 2017 a gestão conseguiu reduzir esse prazo para apenas 43 dias.

Por não se tratar de uma capital, nós não temos estudos recentes para quantificar os dias em que um Uberabense levaria para abrir sua empresa e estar com todos seus documentos regularizados. Porém, nós também podemos facilitar a vida de quem quer empreender.

Segundo dados da Endeavor, organização de apoio ao empreendedorismo, o tempo médio que leva o processo de abertura de uma empresa no Brasil é de 117 dias.  Na Estônia por exemplo, esse prazo leva em média três horas e tudo ocorre de forma digital.

Seguindo o princípio da ideia utilizada na capital do Ceará, nós poderíamos criar um portal público municipal, com todos os caminhos e processos de regulação em um único site. Assim, diminuiríamos a burocratização e facilitaríamos a vida de quem quer abrir o seu próprio negócio.

“A grande virtude do livre mercado é que ele não liga para etnia das pessoas, ele não liga para qual religião elas fazem parte, ele só liga para se elas podem criar algo que você quer comprar.
Esse é o sistema mais eficiente que já descobrimos, que permite que pessoas que se odeiem negociem para ajudar umas às outras.”
Milton Friedman