PROPOSTAS E IDEIAS

Proteção Animal

Precisamos falar de um assunto muito relevante, de saúde pública, mas que é pouco lembrado pela administração municipal.

Atualmente, o município de Uberaba não possui nenhum estudo recente para quantificar o número de animais abandonados na cidade. Estima-se que milhares de animais vagam pelas ruas sem perspectiva de alimento ou local de refúgio.

A solução não é complexa, efetuar de 2 a 4 mil castrações anuais, tendo como prioridade os animais em situação de rua. Buscar uma parceria público – privada para que possamos diminuir o custeio da manutenção dos veículos de castração, conhecidos popularmente como castramóvel.

Em 2019 o município não castrou mais de 470 animais, o que significa menos de 10 animais castrados por semana.

Com as recentes medidas de isolamento social, esses animais ficam sem ter o pouco alimento que recebiam em comércios e locais que antes eram movimentados. Para se ter uma ideia, a Organização Mundial da Saúde estima que só no Brasil existam mais de 30 milhões de animais abandonados e, recentemente, o Senado aprovou um projeto de lei que reconhece os animais como seres sencientes, ou seja, dotados de natureza biológica e emocional e passíveis de sofrimento.

Devemos tratar a causa com mais seriedade, pois, para a infelicidade dos animais, eles dependem da boa gestão pública.