top of page
Buscar

ESTE TEXTO PODE TE FAZER MENOS IGNORANTE

Atualizado: 2 de out. de 2023



Você sabia que a produção massiva de projetos de lei é prejudicial para a nossa sociedade? A grande maioria dos políticos, por desconhecimento ou populismo, contam vantagem por aprovarem dezenas de Projetos de Lei. Mas afinal, qual a relevância e aplicabilidade da grande maioria desses textos?


Pensando no âmbito municipal, a grande maioria dos projetos têm como base um título de cidadania ou a mudança no calendário popular da cidade; matérias que dificilmente mudam a vida do cidadão na lá ponta. Muitos temas só podem (por lei) ser tratados pelo Executivo (prefeitura) ou pelo Governo Federal.


O Brasil é campeão em leis. Há quem diga que existem mais de 150 mil leis no nosso país. As consequências são sempre as mesmas; burocracia, engessamento da máquina e morosidade nas relações comerciais. Pense muito bem ao escolher alguém para te representar, pois ser político vai muito além da honestidade (obrigação); ser técnico também é fundamental para tal ocupação.


Na ânsia de mostrar trabalho, a prática de enaltecer "50" projetos de lei tornou-se comum na sociedade. As sessões plenárias se tornam massivas, possuem um custo e são recheadas de temas que nada mudam na vida do cidadão. Muitas das vezes, o intuito é um só, fazer política. Quem paga a conta? Você.

bottom of page